E-mail

contato@bhaktiyoga.com.br

Envie-nos uma mensagem:

Dúvidas Frequentes:

 Não só pode como DEVE! Ser flexível para praticar é um dos maiores mitos do Yoga. 

Existem várias visões distorcidas a respeito desta prática que às vezes criam tabus na nossa cabeça. O yoga trabalha todos os músculos do corpo – assim como a mente -, dando a flexibilidade física e mental que precisamos para o nosso dia a dia. Você não precisa – e nem deve – colocar os pés atrás da cabeça na primeira aula. Aos poucos, seu corpo vai se abrindo e você vai melhorando seu condicionamento. Mas não há um objetivo final. O yoga acontece pelo caminho.

Yoga não é uma religião. É uma filosofia de vida que convida para olhar para dentro, silenciar a mente e tornarmos mais conhecedores de nós mesmos. Não existem dogmas ou regras do tipo “Se você faz yoga, não pode comer carne”. Cada pessoa é livre para fazer as suas escolhas, aquelas mais alinhadas com o seu coração e a sua busca pessoal.

A prática de yoga movimenta o corpo e silencia a mente. Existem diversos tipos de prática. Desde as mais intensas até as mais relaxantes. Se você é uma pessoa inquieta, o yoga é justamente para você! Para que você possa desenvolver habilidades como concentração, capacidade de respiração, observação e etc. Meditação é uma parte do yoga. Não é sobre sentar por uma hora de olhos fechados e não pensar em nada. Mas abrir espaço no seu corpo e na sua mente para que suas emoções e pensamentos possam ser sentidos, observados e trabalhados. 

Existem mais de 5 mil posturas de yoga. Algumas mais desafiadoras do que outras. É necessário estar atento e respeitar os seus limites, realizar um esforço dentro do que é confortável para você. Cada praticante é singular e quem dita o que você pode ou não fazer é você! O medo é parte do processo, mas devagarinho, sem pressa, e sem se comparar com os outros, você vai vencendo os desafios da sua própria jornada.

Não. Yoga não é “apenas uma atividade física”. As consequências da prática regular de yoga vão tornear seu corpo, fortalecer a musculatura, melhorar o equilíbrio, aumentar a flexibilidade, mas estes não são os objetivos principais. Yoga é a primeira técnica de autoconhecimento que utilizamos o corpo físico como instrumento. O objetivo central da prática é focar a atenção do momento nas posturas realizadas, sentindo cada músculo, cada parte do corpo. Dessa forma, proporcionamos um descanso para o turbilhão de pensamentos da mente e ficamos no agora.